sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Confira 5 tipos de ciumentos que você deve evitar




Um ciúme saudável pode até revigorar um relacionamento, o limite está justamente na intensidade. Deve haver um 'termômetro' para o ciúme. “O excesso de ciúme e medo de traição ou perda significa que o limite está ultrapassado e o ciúme está patológico e deve ser tratado”, esclarece a psicanalista Taty Ades.
Veja a seguir algumas dicas para controlar este sentimento e 5 perfis que você deve evitar.


Diagnostique o ciúme
O primeiro passo é perceber se esse ciúme que seu parceiro sente é normal ou doentio. Sendo doentio, ele deve ser tratado com terapia e até medicamentos. É essencial que o parceiro saiba e esteja ciente dessa doença. Para isso, o diálogo é o melhor remédio para se começar a dosar um ciúme que está além do normal.

Se ela for a ciumenta
Se ele ou você forem ciumentos ao extremo: busque reconhecer se esse ciúme está trazendo sofrimento e atrapalhando a sua vida e a dele. Seja sincera consigo mesma ao reconhecer o grau de patologia de seu sofrimento e enfrentar a situação de frente.




Se for ele o ciumento
Se no caso é o seu parceiro quem sente o ciúme doentio, sugira imediatamente um tratamento e nunca se torne cúmplice do ciúme dele. Não faça do ciúme do outro algo que o torne vítima e nunca confunda ciúme com amor.
O ciúme é a falta de limite que pode chegar a consequências seriíssimas. Ele é a possessividade de um ser humano pelo outro. Por isso, tenha a consciência de que o amor saudável precisa de limites, confiança e diálogo sempre!

Veja a seguir 5 tipos de ciumentos:




Evite o ciumento cuidadoso
Esse perfil guarda o ciúme para ele mesmo, tentando ao máximo evitar que o parceiro (a) perceba o real sentimento. Ele fará de tudo para resguardar o outro e a família, tentando camuflar a própria dor e desespero sentidos no ciúme.
Esse perfil acredita, ainda, que demonstrar ciúme é o término de um relacionamento. Por isso, faz o máximo para evitar mostrar qualquer sentimento. É péssimo, pois você nunca sabe o que ele está realmente sentindo. E não tem como argumentar ou se 'defender'.


Cuidado com o ciumento egoísta
Este perfil de ciumento ignora a individualidade do parceiro que só tem valor para ele ao corresponder às suas expectativas e idealizações.


O ciumento dramático

Usa de um comportamento infantil e dramaticidade para agredir o outro. Tome cuidado: esse perfil é extremamente vingativo. A maturidade passa longe dali.


O ciumento paranóico
Este tipo de ciumento desconfia de qualquer comportamento do parceiro (a) e tem um instinto de defesa em alerta, pois acredita piamente que o parceiro lhe será roubado a qualquer momento. Esse perfil contrata detetives, xereta bolsos de roupas e ainda por cima descobre senhas de computadores etc.
Conviver com esse tipo é colocar em risco a sua individualidade. E privacidade. E pior: a paranóia dele pode ser contagiosa. Dê um basta.



Tempo de Mulher | Por Madson Moraes, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário