sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sinais de que um homem está muito ciumento




Sinais-de-que-um-homem-está-muito-ciumento1
Os ciumes podem ser fatal em todo relacionamento; saiba quais os sinais de que um homem está muito ciumento e fique antenada no seu parceiro.
Sabemos que os ciumes podem ser catastróficos, mas em algumas ocasiões não percebemos (ou não queremos perceber) que o homem ao nosso lado é muito ciumento. Análise bem o seu parceiro e tome medidas quanto antes.
  • Fica bravo com facilidade. Se você está com saia, pede que você coloque uma calça. Se você está de calça, também fica bravo porque diz que é muito apertado... Vão a uma festa e fica bravo quando você fala com um amigo e começam logo a brigar. Quando um cara fica bravo por tudo o que você faz, é porque ele é muito ciumento.
  • Faz a pior cara quando você fala de outro. Repare bem na cara dele quando você fala como o Fulano é boa pessoa ou o bem que o Ciclano trabalha. Se ele fica sério sempre que você fala bem de um amigo, colega de trabalho ou de estudo, é porque ele não está gostando nada do que está ouvindo.
  • É possessivo com você. Sente a necessidade de saber onde você está e com quem, e fica ligando a toda hora. Liga pra você quando sai com suas amigas, liga pro trabalho e até quando você está dormindo. Provavelmente ele fique reparando no seu Orkut, Facebook e/ou Twitter a toda hora pra saber o que você está fazendo.
  • Quando outros elogiam você, fica bravo. Ao envés de sentir felicidade por estar com uma mulher apreciada, os elogios alheios são motivo de briga.
  • Fala mal das suas amigas. Se você sair muito com suas amigas, com certeza fará algo para que você deixe de fazê-lo, como falar mal delas, mesmo que seja sem motivos.
  • Não tira os olhos de você quando você fala com outras pessoas. Numa reunião ou numa festa os olhos dele não desgrudam de você e ele controla todos seus movimentos, especialmente quando você fala com outras pessoas.
Se você perceber nele algum destes sinais, acredite que ele é um homem ciumento. O melhor é você fazer com que ele pare ou acabar com o relacionamento.
http://www.imulher.com/35/sinais-de-que-um-homem-esta-muito-ciumento

Confira 5 tipos de ciumentos que você deve evitar




Um ciúme saudável pode até revigorar um relacionamento, o limite está justamente na intensidade. Deve haver um 'termômetro' para o ciúme. “O excesso de ciúme e medo de traição ou perda significa que o limite está ultrapassado e o ciúme está patológico e deve ser tratado”, esclarece a psicanalista Taty Ades.
Veja a seguir algumas dicas para controlar este sentimento e 5 perfis que você deve evitar.


Diagnostique o ciúme
O primeiro passo é perceber se esse ciúme que seu parceiro sente é normal ou doentio. Sendo doentio, ele deve ser tratado com terapia e até medicamentos. É essencial que o parceiro saiba e esteja ciente dessa doença. Para isso, o diálogo é o melhor remédio para se começar a dosar um ciúme que está além do normal.

Se ela for a ciumenta
Se ele ou você forem ciumentos ao extremo: busque reconhecer se esse ciúme está trazendo sofrimento e atrapalhando a sua vida e a dele. Seja sincera consigo mesma ao reconhecer o grau de patologia de seu sofrimento e enfrentar a situação de frente.




Se for ele o ciumento
Se no caso é o seu parceiro quem sente o ciúme doentio, sugira imediatamente um tratamento e nunca se torne cúmplice do ciúme dele. Não faça do ciúme do outro algo que o torne vítima e nunca confunda ciúme com amor.
O ciúme é a falta de limite que pode chegar a consequências seriíssimas. Ele é a possessividade de um ser humano pelo outro. Por isso, tenha a consciência de que o amor saudável precisa de limites, confiança e diálogo sempre!

Veja a seguir 5 tipos de ciumentos:




Evite o ciumento cuidadoso
Esse perfil guarda o ciúme para ele mesmo, tentando ao máximo evitar que o parceiro (a) perceba o real sentimento. Ele fará de tudo para resguardar o outro e a família, tentando camuflar a própria dor e desespero sentidos no ciúme.
Esse perfil acredita, ainda, que demonstrar ciúme é o término de um relacionamento. Por isso, faz o máximo para evitar mostrar qualquer sentimento. É péssimo, pois você nunca sabe o que ele está realmente sentindo. E não tem como argumentar ou se 'defender'.


Cuidado com o ciumento egoísta
Este perfil de ciumento ignora a individualidade do parceiro que só tem valor para ele ao corresponder às suas expectativas e idealizações.


O ciumento dramático

Usa de um comportamento infantil e dramaticidade para agredir o outro. Tome cuidado: esse perfil é extremamente vingativo. A maturidade passa longe dali.


O ciumento paranóico
Este tipo de ciumento desconfia de qualquer comportamento do parceiro (a) e tem um instinto de defesa em alerta, pois acredita piamente que o parceiro lhe será roubado a qualquer momento. Esse perfil contrata detetives, xereta bolsos de roupas e ainda por cima descobre senhas de computadores etc.
Conviver com esse tipo é colocar em risco a sua individualidade. E privacidade. E pior: a paranóia dele pode ser contagiosa. Dê um basta.



Tempo de Mulher | Por Madson Moraes, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher


Como Lidar Com Namorado Ciumento E Outros Tipos ?


Como lidar com namorado ciumento e outros tipos ?

Namorado ciumento, briguento e outros tipos: como lidar?
Ciúmes e brigas com o namorado…. Se você já não sabe mais como lidar com estas e outras neuroses e não quer terminar o namoro, uma mudança de comportamento, obviamente, é mais do que necessária. Afinal, pode haver sérias consequências emocionais em ter um relacionamento assim.
No livro Como lidar com pessoas que te deixam louco (Editora Objetiva), o psicólogo norte-americano Paul Hauck descreve, com muito bom-humor, as principais características de alguns dos vários tipos de “fazedores de loucos” e dá as dicas do mal causado a quem insiste em namorar pessoas com estas atitudes.
Você pode até não conseguir mudar as pessoas, mas pode melhorar – e muito – a maneira como reage a elas. Confira, a seguir, um pouquinho mais sobre os principais tipos.
Namorado bully
Eles não são apenas cruéis, mas pode ser um namorado perigoso e agressivo. Esses sujeitos berram, invadem propriedades, jogam louças e batem portas, com ou sem provocação (…) Já que conseguem intimidar a maioria das pessoas que conhecem, eles não têm problemas em usar a força física para conseguir o que desejam.
Entre as piores consequências de se lidar com um bully estão o medo, o pavor, a culpa, a depressão, a baixa auto-estima e a raiva. Esses são apenas alguns dos resultados mais comuns de se conviver com pessoas violentas e furiosas. Fisicamente, você pode sofrer ferimentos muito graves e precisar ser hospitalizado.
Namorado controlador e ciumento
Namorado controlador e ciumento existe em todos os graus de intensidade, desde o mais brando até o mais perturbado (…) Podem ser paranóicos, iludidos ou obsessivos (…) Se você mora ou trabalha com um controlador, porém, primeiro vai perder sua autoconfiança. Depois, vai deixar que mandem em você até se sentir abatido.
Em vez de enfrentar esses ditadores, vai aprender a ficar calado. O resultado emocional geralmente vem em forma de depressão, medo e raiva. Culpar-se por ser covarde e tolerar que outros dominem a sua vida podem gerar culpa e complexo de inferioridade, que juntos, por sua vez, resultam num quadro de depressão.
Namorado mimado
Se você tem um namorado mimado pode acabar com raiva ou perder o amor pela pessoa, sentindo-se esgotado, ou manipulado, e depois ser acusado de egoísta. Você perderá um pouco do senso de juízo porque suas crenças com relação ao que é correto e moral são desafiadas por esses “reclamões” exigentes e chorões.
Ficará deprimido, normalmente se sentindo culpado, e se tornará tenso e ansioso por medo de ser rejeitado. Para evitar tais consequências, você vai mimar os pestinhas que existem em sua vida, mas sem resultado. Não importa o quanto faça pelos seus queridinhos, nunca é suficiente: as exigências não têm limites e são inesgotáveis.

Namorado fracassado e chato
O namorado fracassado e chato são tão negligentes consigo mesmo que aqueles que os amam e querem aliviar seu sofrimento acabam arrancando os próprios cabelos por causa da ineficácia de suas tentativas de ajudar.
Os fracassados sofrem de um desejo de morte modificado ou de um verdadeiro desejo de morte. Acreditam, de fato, que não valem nada e que merecem sofrer, e essa percepção bate de frente com as tentativas das pessoas próximas a eles, que fazem tudo que podem para ajudá-los a agir de acordo com o interesse próprio. O conflito entre os fracassados e os que querem ajudá-los pode ser enlouquecedor.

Teste seu ciumes

Blog de amorxciumes :Amor X Ciúmes, Teste : Saiba se você é ciumento possessivo?
O ciume destaca principalmente aspectos psicológicos que denotam a angústia, conflitos interiores, solidão, insegurança, baixa auto-estima, sentimento de inadequação e um sofrimento que nos corrói por dentro prejudicando diferentes aspectos de nossa vida e de nossa motivação.
Abaixo segue um teste elaborado por Hubert Happel que ajuda você a conhecer aspectos e constatações diárias nas quais nos envolvemos em nossas relações. Assinale as reações que melhor se adapte à sua pessoa marcando as alternativas em cada questão e depois reflita sobre possíveis resultados:

1)- Seu parceiro lhe conta que ficou conversando com uma pessoa de quem gostou bastante. Trata-se de um (a) novo (a) amigo (a) do trabalho. Qual sua reação?

a)- Você quer falar com essa pessoa o quanto antes
b)- Você fica contente com essa nova amizade dele (a) e sugere um encontro a três.
c)- Você fica contrariado (a) e muda de assunto
d)- Você deixa claro que não tem nada contra as amizades profissionais, mas pergunta se ele tem logo a necessidade de transformar a pessoa em amigo (a)
2)- Você conhece uma pessoa e gosta dela. Qual será sua a reação diante de seu parceiro?

a)- Você apresenta logo essa nova pessoa a ele (a) para que também faça amizade
b)- Você conta da nova amizade mas evita um encontro, porque tem medo da reação do parceiro
c)- Você não conta nada sobre a nova amizade
d)- Você fala da nova amizade, mas não sugere um encontro a três justificando que talvez seu parceiro não goste dessa nova pessoa.
3)- Você assiste junto com o parceiro um filme na qual o sexo desempenha um papel importante. Qual será sua reação nas cenas "quentes" e intimas.

a)- Você observa o parceiro enquanto ele está assistindo a cena e se sente posto de lado (em segundo plano)
b)- Você continua a agir da mesma forma durante todo o filme, ou seja, é natural e neutro independente do tipo de cena que está sendo apresentada e mantem simpatia com seu parceiro.
c)- Você se sente constrangido (a) e fica querendo que a cena chegue logo ao fim.
d)- Você se ente desconfortável a ponto de querer mudar de filme ou desligar o aparelho.
4)- Você e seu parceiro encontram sem querer com antigos amigos (as) dele (a) que você ainda não conhecia. Qual será sua provável atitude?

a)- Você mantém uma atitude de reserva e quer que o encontro termine o quanto antes.
b)- Você se interessa pelos antigos amigos (as) dele (a)
c)- Você adota uma atitude áspera e tenta sair dali ou deixá-lo sozinho com seus amigos (as)
d)- Você se sente satisfeito por encontrar pessoas que já fizeram parte da vida de seu parceiro e as convida para fazerem uma visita ou para próximos encontros.
5)- Seu parceiro, por motivos profissionais, deve participar de um treinamento durante todo um final de semana e logicamente não pode levá-lo (a). Qual será sua possível reação?

a)- Você faz drama e consegue obrigar seu parceiro de não ir.
b)- Você acha o fato perfeitamente normal e resolve fazer qualquer outra atividade durante esse final de semana tratando de assuntos de seu interesse.
c)- Você diz: "entendo, é normal, é uma pena que não poderemos passar o final de semana juntos". Porém você busca uma possibilidade de estar lá no mesmo hotel que ele (a) e acaba "passando" por lá para vê-lo (a).
d)- Você fica bombardeando ele (a) de perguntas até ter a certeza de que realmente é um treinamento e que ele realmente é obrigado a ir sozinho sem poder levá-la (o).
6)- Vocês saem juntos para uma balada. Você tem a impressão de que seu parceiro dança mais vezes que de costume com outras pessoas. Qual será sua possível reação?

a)- Nenhum problema, meu parceiro gosta de mim e eu gosto dele. Tenho confiança e isso não vai mudar dançando com alguém.
b)- Isso está indo longe demais. Quando ele (a) parar de dançar vou falar um monte.
c)- Bem, acho que está na hora de ir embora. Esse lugar está ficando chato.
d)- Você chama ele no canto e lhe dá um conselho em forma de ordem "quero que fique comigo, não suporto mais isso".
7)- Vocês vão juntos a uma festa. Você percebe que estão dando em cima de seu parceiro (a). Qual será sua reação?

a)- Você fica chateado (a), porém leva na esportiva, mas certamente fica triste e magoada por ele (a) não evitar.
b)- Você se diverte juntamente com a situação e sente-se satisfeito (a) por saber que ele (a) é desejado (a) por outras pessoas.
c)- Você faz questão de ir embora o quanto antes
d)- Você fica agressivo (a) com ele (a) e com as outras pessoas.
Tabela de interpretação e de contagem dos pontos

Perguntas 1 2 3 4 5 6 7
a 5 0 10 8 10 0 10
b 0 5 0 0 0 5 0
c 8 10 5 10 8 8 8
d 10 8 0 0 10 10 8
Pontuação máxima 70 pontos
Interpretação (para reflexão)

De 38 a 70 pontos

Você tem tendência a revelar comportamento de ciúmes que muitas vezes não tem razão para existir. Ao que parece você se expõe constantemente ao risco de descobrir motivos de suspeita em determinadas formas de comportamento de seu parceiro. Você se sente um tanto inseguro e seu ciúme deve prejudicá-lo em muitas relações. Reveja seus conceitos e busque acreditar em sua capacidade de manter alguém ao seu lado por conta daquilo que você ´pode oferecer, acredite mais em você.
De de 8 a 37 pontos
Você muitas vezes tem ciúme sem motivo, porém isso não chega a dominar suas relações, pois isso se manifesta com baixa frequência e talvez com motivos que o deixaram um tanto em suspeita, porém você acredita em você e na sua capacidade de manter suas relações. Você parece ter domínio sobre as situações críticas e consegue fazer um auto-exame demonstrando compreensão pelo outro (a).
Pontuação abaixo de 8 pontos
Você se sente seguro o bastante em sua relação para não sentir ciume. Não levanta suspeita sobre o parceiro e busca uma relação positiva nutrindo a relação de sentimentos valorativos, não tendo necessidade de discutir rivalidades. Em face de uma possível boa comunicação que procura estabelecer, o ciúme não é desejável e nem necessário pelo seu ponto de vista.

Você é ciumento???

Quando o ciúme chega a ponto de atrapalhar a vida de um casal é sinal de que está na hora de procurar ajuda profissional

Controle excessivo, impaciência e medo de perder o companheiro podem mostrar que sim


Você já deve ter ouvido alguém dizer que o ciúme é prova de amor, né? Mas, segundo a psiquiatra Darley Machado, cooperada da Unimed, não é bem assim. Apesar de ser comumente relacionado à paixão e à devoção, a médica explica que esse “sentimento normalmente está ligado a um pobre autoconceito (insegurança, menos valia, inferioridade) e também pode ser sintoma de um quadro patológico mais grave, como a esquizofrenia paranóide”.
As pessoas ciumentas costumam distorcer o sentimento de zelo por outra pessoa e não conseguem distinguir a imaginação da certeza. De acordo com a psiquiatra, os muito ciumentos, por mais que tentem manter o controle, em um primeiro momento, acabam sendo reféns de situações em que a demonstração de ciúme será mais forte. Pode-se perceber quando o indivíduo deixa de lado o cuidado com o outro e passa a apresentar sintomas de um ciúme obsessivo quando:
- não quer ir a uma festa para não expor o companheiro(a);
- proíbe a pessoa de ter amigos ou de sair sozinha;
- procura levar e busca o companheiro(a) em seus compromissos para checar o local;
- se preocupa quando a pessoa está alegre demais ou quando está muito arrumada;
- torna-se violento ao pensar que a pessoa amada pode estar se relacionando com outro(a);
O ciúme não surge apenas nas relações entre marido e mulher ou namorados. Também pode acontecer entre amigos, familiares, nas relações com os animais de estimação e até por objetos pessoais. Em um relacionamento a dois, por exemplo, é comum ver um companheiro – ou companheira – que não faz nada de errado passar a ser vítima das imaginações do outro, o que torna a convivência insuportável, esclarece Darley. Sem contar que alguém que sofre com esse tipo de angústia costuma se sentir ansiosa, depressiva, com desejo de vingança.
O ciúme, completa a médica, está essencialmente ligado ao pensamento, que acarreta uma emoção e um comportamento correlato nos indivíduos. Assim, dependendo do que a pessoa pensa, a angústia se torna tão forte que pode gerar atitudes violentas ou manifestações orgânicas, como dor de cabeça, insônia ou um desconforto geral.
Aquelas que têm um bom autoconceito querem bem a quem ama e não se importam que seus companheiros tenha suas próprias atividades. Já as que são inseguras transformam eventos simples, como uma partida de futebol com os amigos, em uma grande aflição, pois criam em sua mente dezenas de acontecimentos negativos e, nesse caso, normalmente, acham que o parceiro está mentindo. “O sujeito ciumento fica querendo saber quem são os amigos do companheiro, se toca o telefone já quer logo saber quem é, checa e-mail e o celular e se o outro está feliz já acha que alguma coisa está acontecendo”, explica a psiquiatra.
Quando o ciúme chega a ponto de atrapalhar a vida de um casal é sinal de que está na hora de procurar ajuda profissional. O tratamento ideal, segundo a médica, é a psicoterapia e o uso de medicamentos nos casos de esquizofrenia ou outros transtornos psicóticos. “A psicoterapia promoverá a reestruturação emocional, com melhora do seu autoconceito”, diz.
A médica reforça que ciúme não é prova de amor. “O amor não se prova. Tem que ser sentido, demonstrado. Por meio de carinho, zelo pelo outro, diversão e boas risadas. Ciúme não tem nada a ver com isso”, conclui.

Para acabar de vez com o ciúme
Para que um relacionamento dê certo – seja entre homem e mulher, familiares ou amigos – algumas dicas podem ajudar. Confira quais são e aproveite os bons momentos que a vida oferece. Sem ciúme, claro!
- Tente controlar os pensamentos e emoções.
- Coloque no papel os próprios sentimentos. Isso ajuda a compreender o que está acontecendo. Pode ser um diário ou um blog, não importa. O que vale é externar a angústia.
- Procure ajuda com um profissional (psicoterapeuta, psiquiatra).
- Tenha consciência de que a relação não está saudável.
- Converse sempre e se coloque no lugar do companheiro.
- Cuide de si mesmo e realize atividades prazerosas.
- Demonstre seu amor de outras formas que não sejam a cobrança.

http://revistaregional.com.br/portal/?p=2586

O raio x do ciume

i110182.jpg

ISTOÉ N° Edição:  2059 |  29.Abr.09 -

Estudos revelam que este sentimento é instintivo e está presente desde os primeiros meses de vida de uma pessoa. Também indicam que o brasileiro é o mais ciumento do mundo

Carina Rabelo
Todos somos ciumentos, em menor ou maior grau. O dito popular tão decantado agora tem comprovação científica, atestado por pesquisadores que se debruçaram, na última década, sobre estudos que examinam as dimensões psicológica, biológica e social desse sentimento, que pode ser tão corrosivo.
O homem praticamente nasce com ele. A constatação partiu de uma pesquisa realizada pela Universidade de York, no Canadá, que verificou a presença do ciúme em bebês de três meses, incomodados por se sentirem rejeitados ou não receberem a atenção adequada. Daí a constatação da característica instintiva desse sentimento. De todo modo, e independentemente da idade, ele pouco tem a ver com "o outro". É o ciumento que elabora, imagina, interpreta e sofre.
E, pior: uma crise pode incentivar o parceiro - até mesmo o mais fiel - a trair, segundo pesquisa do psicólogo Thiago de Almeida, da Universidade de São Paulo (USP), que entrevistou 899 pessoas - 355 homens e 544 mulheres em São Paulo. O estudo revela que os ciumentos têm mais chances de serem traídos. "O parceiro pode se sentir sufocado pelas cobranças e, de fato, olhar para a pessoa que o enciumado insiste ser uma ameaça", afirma.
i110184.jpg
INSEGURANÇA Em crise, Carlos Bernardo verifica telefonemas e sorrisos suspeitos da mulher
No Brasil, de acordo com Almeida, o ciúme é muito valorizado. "Ele é visto como prova de amor", diz. Pesquisa da Universidade de Sunderland, na Inglaterra, comprova a tese e revela que os brasileiros são os mais ciumentos entre as dez nacionalidades entrevistadas.
Ao contrário de nós, os americanos, em segundo no ranking, admitem o sentimento a contragosto. "Numa sociedade que valoriza a autossuficiência, o ciúme é visto como sinal de fraqueza e dependência", avalia o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, autor do livro Ciúme - o lado amargo do amor (Editora Ágora). "Nos países de influência católica, a ideia do casamento 'eterno' favorece a passionalidade."
Para o advogado Antônio Carlos Maia, da USP, que estuda o caráter evolutivo desse sentimento, no Brasil os homens têm medo que suas mulheres tenham filhos com outros, por isso são tão ciumentos. "Eles temem pagar pensão para sustentar uma criança que não seria sua", afirma. Segundo Maia, estima-se que 16% dos filhos sejam ilegítimos nos países em desenvolvimento. "A coerção contra a mulher, que gera a violência doméstica, é uma forma de garantir a segurança da paternidade", avalia.
No Brasil, o ciúme é muito valorizado, pois é considerado uma prova de amor
Alguns trabalhos relacionam o c iúme a características físicas de quem o sente. O mais recente, divulgado no ano passado, revela que homens baixos tendem a ser mais ciumentos que os altos. Pesquisadores das universidades de Valência, na Espanha, e Groningen, na Holanda, entrevistaram 549 homens e mulheres e concluíram que todos os homens admitiram ficar enciumados diante de rivais atraentes, ricos e fortes.
i110183.jpg
Os mais altos, porém, mostraram ter mais confiança. Entre as mulheres, as de altura média são menos ciumentas que as muito altas ou baixas por, segundo os estudiosos, serem mais seguras quanto à fertilidade. Os atributos físicos, determinantes na autoestima do indivíduo, são decisivos para o desenvolvimento do ciúme. Não pelo simples conceito de beleza, mas pelos sinais físicos da capacidade reprodutiva. "É raro um homem ter ciúme de uma mulher idosa, fora da faixa de procriação", afirma Antônio Maia.
Se o sentimento tem suas origens no evolucionismo, seu desenvolvimento se dá no campo psicológico. Como disse na França do século XVIII o moralista François de La Rochefoucauld, "o ciumento se alimenta das dúvidas." Tudo pode ser um indício de traição, uma prova mínima de ameaça. Um número desconhecido no celular, uma mudança no olhar ou no comportamento do parceiro. Durante dias, o desconfiado rumina cada palavra e gesto do outro. O empresário Leonardo Kamakura, 23 anos, é o ciumento das minúcias.
O seu maior pesadelo ocorreu há um ano, quando notou pequenas mudanças nas atitudes da namorada, que comemorava o novo emprego. "Fiquei desconfiado com suas oscilações de humor e comecei a investigar cada passo dela", conta. Para chegar a um veredicto, decidiu criar uma armadilha. "Joguei verde com mensagens do Orkut e ela admitiu que estava interessada em outro."
A separação durou apenas duas semanas. "Para voltarmos, ela teve que aceitar as minhas regras", diz. Durante oito meses, a garota ficou proibida de participar de happy-hours, só saia de casa acompanhada (por ele) e deveria lhe encaminhar as contas de telefone para verificação mensal. "Ter ciúme é ter medo e o medo nos deixa alertas", diz Kamakura. "Não ter medo é perigoso, faz a gente se jogar de cabeça e quebrar a cara", aposta o rapaz, que deve se casar no próximo ano.
O ciumento busca um significado em qualquer detalhe e faz associações absurdas para comprovar a sua tese. "Um dos meus pacientes cismou que a mulher estava tendo um caso com o vizinho porque percebeu que as luzes de Natal da casa dele e da sua sala piscavam ao mesmo tempo", conta o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos. "Ele acreditava que os amantes utilizaram as luzes para se comunicar", diz. "O ciumento desconfia, mas nunca chega a decidir de forma definitiva", analisa a psiquiatra francesa Marcianne Blèvis, que acaba de lançar O ciúme - delícias e tormentos, pela editora Martins Fontes. "Sofre por não conseguir distinguir a realidade da traição efetiva da ficção das suas angústias."
Segundo pesquisa da USP, os ciumentos têm mais chances de serem traídos, porque costumam sufocar os parceiros com cobranças
Por trás do ciúme, pode estar escondido algo mais grave - transtornos de personalidade ou traços de enfermidades mentais, como paranoia, neurose e obsessão. Não é raro que o ciumento faça elaborações mentais infinitas e se sinta perseguido a todo o instante. Acredita que será lesado pelo rival, real ou imaginário, roubado ou excluído.
Quando o empresário Eduardo Manoel, 31 anos, de São Caetano do Sul, em São Paulo, conheceu a atual mulher, apesar da certeza de que queria se casar com ela, teve diversas crises de insegurança. Ele achava que não era suficientemente bom para Paula e que ela poderia se dar conta disso a qualquer momento. "Na cabeça dele, as histórias que criava eram verdadeiras. Eu era acusada e condenada e de nada adiantava me defender", lembra a médica Paula Mendonça, 32 anos. "Ele, que sempre foi tão carinhoso, parecia transtornado", completa.
Em 2003, quando ficaram noivos, Manoel recebeu um ultimato: ou procurava auxílio médico ou não haveria casamento. O rapaz procurou um psicanalista, fez terapias alternativas e se recuperou. boa mensagem aos ciumentos é que as crises, principalmente as mais cruéis, podem significar um momento de virada com efeitos positivos. "Ao encarar o problema, a pessoa chega a uma solução", avalia o psicólogo da USP César Ades, autor da pesquisa As diferenças de gênero no ciúme romântico entre os brasileiros.
O músico Carlos Bernardo Carvalho, 37 anos, percebe que só sente ciúme da mulher nos períodos de dificuldade financeira ou desafios profissionais. "Nestes momentos, tenho ciúme de tudo, percebo olhares e sorrisos diferentes, não gosto que ela fique muito tempo no telefone", diz. "Reconheço que é irracional." Alguns ciumentos projetam as próprias atitudes no outro. A administradora de empresas Camila Donati, 30 anos, por exemplo, julgava o namorado a partir do próprio comportamento.
Se o rapaz saía sozinho, era submetido a pequenas investigações. O celular era vasculhado e, cada número desconhecido, verificado. "Ligava os nomes ao dia e horário das ligações", conta. Até que se deparou com uma garota suspeita e foi interrogar o parceiro. "Ele negou e eu perdi a razão por ter fuçado no celular", lembra. "Percebi que tinha medo que ele fizesse comigo as mesmas coisas que eu fazia com ele", afirma a administradora, que apagava as próprias ligações suspeitas para não deixar pistas.
No processo de libertação do ciúme, um dos maiores desafios é aprender a conviver com o risco da perda e reconhecer as próprias limitações. "O ciumento deve aceitar que pode perder, admitir que podem sim existir outras pessoas mais atraentes ao parceiro e encarar frustrações como experiências de vida", afirma o psiquiatra Ferreira Santos. Não há uma receita para a transformação, mas algumas dicas podem ajudar: desenvolver a própria personalidade e autoestima; resolver os conflitos internos e, principalmente, evitar relações pouco saudáveis.
i110187.jpg
i110189.jpg

"Homens que são ciumentos demais"



Revista Mais Feliz, 15/04/2005
Esse sentimento é sempre visto como um tempero que mantém acesa a chama da paixão. Mas, quando se torna obsessivo, pode sufocar a relação
Fabiana Gonçalves

Especialistas afirmam que as mulheres deixaram de encabeçar a lista de espera nos consultórios de psicologia para tratar o problema do ciúme. A novidade é que tem aumentado e muito o número de clientes do sexo masculino que busca na terapia uma forma de se livrar desse sentimento. E não estamos falando daquele tipo inofensivo, que apenas apimenta a relação, mas quando ele se torna doentio. Aí, sim, é que surgem os conflitos sérios. "Esse homem tem medo de dividir a mulher ou mesmo vir a perdê-la, por isso usa o ciúme como uma forma de proteger a relação", afirma o psicólogo Maier Augusto dos Santos, de São Paulo, especializado em psicoterapia comportamental.
"Quando esse sentimento sai do controle, os primeiros sinais são o de tentar controlar a vida da amada em todos os sentidos: da roupa que veste à companhia dela nos encontros com amigos", exemplifica. "No entanto, o ciúme é também contraditório, pois, se a mulher cede às exigências dele, a tendência é que ele perca o interesse por ela", explica. E isso pode ocorrer porque o homem, no passado, se apaixonou por uma mulher que, com o tempo, se transformou em outra a pedido dele mesmo.
Confiança é fundamental
Maier Augusto dos Santos afirma que ninguém consegue viver em paz em uma relação em que não haja confiança e diálogo. Por isso, os conflitos logo tendem a aparecer porque o ser amado, sentindo-se sufocado, prefere se afastar a ter de ficar o tempo todo dando satisfações de seus atos.
"E é exatamente essa desconfiança que leva a crises porque, se não há diálogo entre o casal, como esclarecer algo que ficou mal resolvido?", questiona. "As pessoas precisam realmente aprender que, em uma relação afetiva, o ciúme excessivo é um sinal de posse, e não de amor", considera o psicólogo.



Clínica de Psicologia VIVER COM QUALIDADE
Rua: Visconde de Itaboraí, 422 - Tatuapé - São Paulo - CEP 03308-050 - Telefone: (0xx11) 2942-9586

Tragédia Shakespeariana

Palestra sobre Otelo - o ciúme de Otelo


 Da tragédia de Shakespeare pelo AC Bradley. London: Macmillan and Co., 1919.
O personagem de Otelo é relativamente simples, mas, como eu já morava com proeminência de intriga e acidente no jogo, é desejável para mostrar como essencialmente o sucesso da trama de Iago é conectado com este personagem.Descrição de Otelo de si mesmo comonão se facilmente ciumento, mas, sendo feito, Perplexo ao extremo, é perfeitamente justo. Sua tragédia está neste - que toda a sua natureza estava indisposta ao ciúme, e ainda era tal que ele foi excepcionalmente aberto ao engano, e, se uma vez operada a paixão, propensos a agir com pouca reflexão, sem demora, e no maneira mais decisiva concebível.


Deixe-me primeiro de lado uma visão equivocada. Eu não quero dizer a noção ridícula que Otelo era ciumento por temperamento, mas a ideia, que tem alguma plausibilidade pouco, que o jogo é essencialmente um estudo de um bárbaro nobre, que se tornou um cristão e tem absorvido parte da civilização do seu empregadores, mas que mantém sob a superfície das paixões selvagens de seu sangue mourisco e também a desconfiança em relação a castidade feminina comum entre os povos orientais, e que os últimos três Atos retratam a explosão desses sentimentos originais através da crosta fina de cultura veneziana. Levaria muito tempo para discutir essa idéia, e talvez fosse inútil para fazer isso, pois todos os argumentos contra ele deve terminar em um apelo para a compreensão do leitor de Shakespeare. Se ele pensa que é como Shakespeare para olhar as coisas dessa maneira, que ele tinha uma mente histórica e ocupou-se com problemas de "Culturgeschichte '; que ele trabalhou para fazer suas Romanos perfeitamente Romano, para dar uma visão correta dos britânicos em os dias de Lear ou Cymbeline, para retratar em Hamlet um estágio da consciência moral ainda não alcançado pelas pessoas ao seu redor, o leitor também acho que essa interpretação de Otelo provável. Para mim parece irremediavelmente un-shakespeariana. Eu poderia facilmente acreditar que Chaucer significou a Esposa de Bath para um estudo das peculiaridades do Somersetshire. Eu não quero dizer que a raça de Otelo é uma questão de não conta. Ela tem, como veremos em breve, a sua importância no jogo. Ele faz a diferença para a nossa ideia dele, ele faz a diferença para a ação e catástrofe. Mas em relação ao essencial de seu caráter que não é importante, e se alguém tivesse dito que nenhum inglês Shakespeare teria agido como o mouro, e tinha Felicitou-o pela precisão de sua psicologia racial, tenho certeza que ele teria rido.
Otelo é, em um sentido da palavra, de longe a figura mais romântico entre os heróis de Shakespeare, e ele é tão parte da vida estranha de guerra e aventura que ele viveu desde a infância. Ele não pertence ao nosso mundo, e ele parece entrar nele não sabemos de onde - quase como se de wonderland. Há algo de misterioso em sua descida dos homens de cerco real, em suas andanças em vastos desertos e entre os povos maravilhosos, em seus contos de lenços mágicos e Sibilas proféticos; nas vislumbres repentinos vagas temos inúmeras batalhas e cercos nas quais ele tem jogou o herói e tem suportado uma vida encantada, mesmo em referências chance de seu batismo, seu sendo vendido à escravidão, sua estada em Aleppo.
E ele não é apenas uma figura romântica, sua própria natureza é romântico. Ele não tem, de fato, a imaginação especulativa meditativo ou de Hamlet, mas no sentido mais estrito da palavra, ele é mais poética do que Hamlet. Com efeito, se se recorda discursos mais famosos de Otelo - aquelas que começam, 'Seu pai me amava', 'Ó, agora para sempre "," Nunca, Iago', 'Se tivesse Céu satisfeito "," É a causa', ' Eis que, eu tenho uma arma "," Suave você, uma palavra ou duas antes de go' - e se um lugares lado a lado com esses discursos igual número por qualquer outro herói, não terá dúvidas de que Otelo é o maior poeta de todos eles. Não é a mesma poesia em suas frases casuais - como "Esses nove luas desperdiçados ',' Mantenha suas espadas brilhantes, com o orvalho enferrujam-los ',' You estrelas castos", "É uma espada de Espanha, o gelo temperamento-Brook "," É o erro muito do moon' - e naquelas expressões breves de sentimento intenso que desde então têm sido tomadas como expressão absoluta, como
Se fosse agora para morrer,
'Twere agora para ser mais feliz, pois, receio,
A minha alma tem seu conteúdo, de forma absoluta
Isso não outro como conforto a este
Consegue destino desconhecido, 
ou
Se ela é falsa, então o Céu O zomba de si mesmo.
Eu não vou acreditar; 
ou
Não, meu coração é transformado em pedra, eu golpeá-la, e isso dói minha mão,
ou
Mas ainda assim a piedade dele, Iago! O Iago, a pena dele, Iago!
ou
O erva tu,
Quem feira de arte tão encantadora e tão doce smell'st
Que o sentido dores em ti, se tu tiveste nunca nasceu. 
E essa imaginação, sentimos, tem acompanhado toda a sua vida. Ele tem observado com olhos de um poeta das árvores árabes deixando cair seu chiclete med'cinable, eo índio jogando fora sua chance de achados pérola, e tem olhou em um sonho fascinado com o mar Pôntico correndo, para nunca mais voltar, para o Propontic eo Helesponto, e se sentiu como nenhum outro homem já sentiu (pois ele fala disso como ninguém nunca fez) a poesia do orgulho, pompa e circunstância de guerra gloriosa.
Então, ele vem antes de nós, escuro e grande, com uma luz sobre ele a partir do sol, onde ele nasceu, mas não mais jovem, e agora sepultura, auto-controlada, temperando com a experiência de inúmeros perigos, dificuldades e vicissitudes, de uma só vez simples e imponente no rolamento e na fala, um grande homem naturalmente modesta, mas totalmente consciente de seu valor, orgulhoso de seus serviços para o Estado, unawed por dignitários e unelated por honras, seguras, ao que parece, contra todos os perigos de fora e tudo rebelião de dentro. E ele vem a ter sua vida coroada com a glória final do amor, um amor tão estranho, aventureiro e romântico como uma passagem de sua conturbada história, enchendo seu coração com ternura e sua imaginação de êxtase. Pois não há amor, não a de Romeo, em sua juventude, mais rica em imaginação do que de Otelo.
As fontes de perigo nesta personagem são revelados, mas muito claramente pela história. Em primeiro lugar, a mente de Otelo, de toda a poesia sua, é muito simples. Ele não é observador. Sua natureza tende para fora. Ele é bastante livre de introspecção, e não é dado à reflexão. Emoção estimula sua imaginação, mas confunde e entorpece seu intelecto. Deste lado, ele é o oposto de Hamlet, com quem, no entanto, ele compartilha uma grande abertura e confiabilidade da natureza.Além disso, ele tem pouca experiência dos produtos corruptos da vida civilizada, e é ignorante das mulheres europeias.
Em segundo lugar, por toda a sua dignidade e calma maciça (e ele tem mais dignidade do que qualquer outro dos homens de Shakespeare), ele é, por natureza, cheio de paixão mais veemente. Shakespeare enfatiza a sua auto-controle, não só pelas maravilhosas fotos do primeiro ato, mas por referências ao passado. Ludovico, espantado com sua violência, exclama:
É este o mouro nobre quem o nosso Senado
Ligue tudo em todos suficiente? É este a natureza
Quem paixão não poderia abalar? cuja sólida virtude
O tiro de dardo acidente nem do acaso
Não podia nem pastar, nem furar? 
Iago, que tem aqui nenhum motivo para mentir, pergunta:
Será que ele pode ficar com raiva? Eu vi o canhão
Quando se vos soprado suas fileiras para a atmosfera,
E, como o diabo, de seu braço muito
Inflou seu próprio irmão - e ele pode estar com raiva 1?
Este e outros aspectos de seu caráter, são mais exibidos por uma única linha - um dos milagres de Shakespeare - as palavras pelas quais silêncios Otelo em um momento da noite rixa entre seus assistentes e os de Brabâncio:
Mantenha suas espadas brilhantes, com o orvalho enferrujam-los.
E o mesmo autocontrole é impressionante mostrado onde Otelo se esforça para obter uma explicação da luta entre Cassio e Montano. Aqui, no entanto, ocorrem palavras ameaçadoras, que nos fazem sentir o quão necessário era esse auto-controle, e nos fazer admirá-lo ainda mais:
Agora, pelo céu,
Meu sangue começa meus guias mais seguros para governar,
E a paixão, depois de ter o meu melhor julgamento collied,
Ensaios para o caminho. 
Lembramo-nos estas palavras mais tarde, quando o sol da razão é "collied", enegrecida e apagou em eclipse total
.

Por fim, a natureza de Otelo é tudo de uma só peça. Sua confiança, onde ele confia, é absoluta. Hesitação é quase impossível para ele. Ele é extremamente auto-suficiente, e decide e age instantaneamente. Se agitado para indignação, como 'em Aleppo uma vez ", ele responde com um relâmpago. Amor, se ama, deve ser-lhe o céu, onde quer que ele deve viver ou não têm vida. Se tal paixão como ciúme se apodera dele, ele irá inchar em uma inundação quase incontrolável.Ele vai pressionar pela condenação imediata ou alívio imediato. Convencido, ele vai agir com a autoridade de um juiz e da rapidez de um homem em dor mortal. Desenganado, ele vai fazer como a execução em si mesmo.
Este personagem é tão nobre, sentimentos de Otelo e ações seguir assim, inevitavelmente, a partir dele e das forças exercidas sobre ele, e seus sofrimentos são tão pungente, que ele mexe, eu acredito que, na maioria dos leitores de uma paixão de amor misturada com pena que sinto por não outro herói em Shakespeare, e não que mesmo o Sr. Swinburne pode fazer mais do que a justiça. No entanto, existem alguns críticos e não poucos leitores que apreciam um rancor contra ele. Eles não apenas acha que nas fases posteriores de sua tentação, ele mostrou uma obtusidade certo, e que, para falar pedante, ele agiu com precipitação injustificável e violência, ninguém, eu suponho, que nega. Mas, mesmo quando admitem que ele não era de um temperamento ciumento, consideram que ele _was_ "facilmente ciumento ', eles parecem pensar que era imperdoável em que ele sinta qualquer suspeita de sua esposa em tudo, e eles culpá-lo por sem suspeitar Iago ou pedir-lhe para as provas. Refiro-me a esta atitude da mente, principalmente, a fim de chamar a atenção para certos pontos da história. Ele vem em parte de simples falta de atenção (por Otelo fez Iago suspeito e fez pedir-lhe provas); parte, de uma má interpretação do texto que faz inveja Otelo aparecer muito antes de ele realmente é assim; 2 e, em parte, da falta de perceber certos fatos essenciais. Vou começar com estes.
(1) Otelo, vimos, era de confiança, e completa em sua confiança. Ele colocou toda a confiança na honestidade de Iago, que não só tinha sido seu companheiro de armas, mas, como ele acreditava, tinha apenas provou sua fidelidade na questão do casamento. Essa confiança foi equivocada, e acontece a conhecê-lo, mas não era sinal de estupidez em Otelo. Para o seu parecer de Iago foi a opinião de praticamente todos que o conheciam, e que a opinião era de que Iago era antes 'honesto', todas as coisas suas falhas muito sendo de excesso de honestidade. Assim sendo, mesmo que Otelo não tinha sido confiante e simples, teria sido bastante natural em que ele é insensível às advertências de tão honesto amigo, avisos oferecidos com extrema relutância e manifestamente de um senso de dever de um amigo. 3Qualquer marido teria sido incomodado por eles.
(2) Iago não traz estes avisos com um marido que vivia com uma mulher durante meses e anos e conhecia como sua irmã ou seu amigo do peito. Nem há qualquer fundamento em caráter de Otelo para supor que, se ele tivesse sido um homem, ele teria sentia e agia como ele faz no jogo. Mas ele estava recém-casado, em circunstâncias ele não pode ter muito conhecimento Desdêmona antes de seu casamento, e ainda que ele estava consciente de estar sob o feitiço de um sentimento que pode dar glória a verdade, mas também pode dar a um sonho.
(3) Esta consciência de qualquer homem criativo é o suficiente, em tais circunstâncias, para destruir a sua confiança em seus poderes de percepção. Em caso de Otelo, depois de uma longa preparação e mais astuto, não vem agora, para reforçar seu efeito, as sugestões de que ele não é um italiano, nem mesmo um europeu, que ele é totalmente ignorante dos pensamentos e da moralidade habitual de mulheres venezianas , 4, que ele próprio tinha visto no engano de Desdêmona de seu pai como uma atriz perfeita ela poderia ser. Como ele ouve de horror, por um momento, no mínimo, o passado é revelado a ele em uma luz nova e terrível, eo chão parece afundar sob seus pés. Estas sugestões são seguidas por uma insinuação tentativa, mas horrível e humilhante de que seus temores amigo honesto e muito experiente pode ser a verdadeira explicação para a rejeição de Desdêmona de pretendentes aceitáveis, e de sua preferência estranho, e, naturalmente, temporária, por um homem negro. Aqui Iago vai longe demais. Ele vê algo no rosto de Otelo de que o assusta, e ele quebra. Nem esta ideia tomar qualquer porão da mente de Otelo. Mas não é de estranhar que a sua impotência absoluta para repeli-lo no chão do conhecimento de sua esposa, ou mesmo de que a interpretação instintiva de caráter que é possível entre pessoas da mesma raça, deve completar a sua miséria, de modo que ele sente que pode suportar mais, e de repente despede de seu amigo (III. iii. 238).
Agora repito que qualquer homem situado como Otelo foi teria sido perturbado por comunicações de Iago, e eu acrescento que muitos homens teriam sido feitos descontroladamente ciumentos. Mas até este ponto, em que Iago é demitido, Otelo, devo manter, não mostra inveja. Sua confiança está abalada, ele é confuso e profundamente perturbado, ele se sente mesmo horror, mas ele ainda não está com ciúmes, no sentido próprio da palavra. Em seu monólogo (.. III. iii 258 ss) no início desta paixão pode ser rastreada, mas só depois de um intervalo de solidão, quando ele teve tempo de me debruçar sobre a idéia apresentada a ele, e especialmente depois de declarações de fato, não meras razões gerais de suspeita, são oferecidas, que a paixão se apodera dele. Mesmo assim, no entanto, e de fato até o fim, ele é muito diferente do homem essencialmente ciúmes, muito ao contrário Leontes. Sem dúvida, o pensamento de outro homem possuir a mulher que ele ama é intolerável para ele, sem dúvida, o sentido de insulto e ao impulso de vingança às vezes são mais violentos, e estes são os sentimentos de ciúme adequada. Mas estes não são o chefe ou a fonte mais profunda do sofrimento de Otelo. É o naufrágio de sua fé e seu amor. É o sentimento,
Se ela é falsa, então o Céu oh zomba de si mesmo;
o sentimento,
O Iago, a pena dele, Iago!
o sentimento,
Mas lá onde eu garner'd o meu coração,
Onde quer que eu preciso viver, ou não têm vida;
A fonte dos que minhas corridas atuais,
Ou então secam - a ser descartado dali .... 
Você vai encontrar nada como isso em Leontes.
Até este ponto, parece-me, não há uma sílaba a ser dito contra Otelo. Mas a peça é uma tragédia, ea partir deste ponto, pode abandonar a tarefa ingrata e não dramática de concessão de elogios e críticas. Quando Otelo, depois de um breve intervalo, volta a entrar (III. iii. 330), vemos uma vez que o veneno tenha sido no trabalho e "queima como as minas de enxofre."
Olha onde ele vem! Não papoula, nem mandrágora,
Nem todos os xaropes sonolentos do mundo,
Jamais te remédio para que o sono doce
Que ontem owedst tu. 
Ele é 'na prateleira', em uma agonia tão insuportável que ele não pode suportar a visão de Iago. Antecipando-se à probabilidade de que Iago poupou-lhe toda a verdade, ele sente que nesse caso, sua vida acabou e sua "ocupação ido" com todas as suas glórias. Mas ele não abandonou a esperança. A mera possibilidade de que seu amigo está deliberadamente enganando - embora a farsa seria uma coisa tão monstruosamente perverso que ele dificilmente pode concebê-lo credível - é um tipo de esperança. Ele furiosamente exige provas, prova ocular. E quando ele é obrigado a ver que ele está exigindo uma impossibilidade, ele ainda exige provas. Ele obriga-o a testemunha relutante, e ouve o conto alucinante de sonho de Cássio. É o suficiente. E se isso não fosse suficiente, ele não tem visto às vezes um lenço manchado com morangos em mão de sua esposa? Sim, foi o seu primeiro presente para ela.
Eu sei que não, mas como um lenço -
Tenho certeza de que foi a sua wife's - que eu a-dia
Veja Cassio limpar a barba com. 
"Se é isso", ele responde - mas o que precisa testar o fato? A "loucura de vingança" está em seu sangue, e hesitação é uma coisa que ele nunca conheceu. Ele julga, e controla-se apenas a fazer a sua sentença de um voto solene.
O Othello do quarto ato é Otelo em sua queda. Sua queda nunca é completa, mas ele está muito alterado. Para o fim da Tentação cena, ele se torna, por vezes, mais terríveis, mas a sua grandeza permanece quase inalterada. Mesmo na cena seguinte (III. iv.), Onde vai testar Desdêmona na questão do lenço, e recebe uma confirmação fatal de sua culpa, a nossa simpatia com ele quase não é tocada por qualquer sentimento de humilhação. Mas, no quarto ato 'Chaos chegou. " Um pequeno intervalo de tempo, pode ser admitido aqui. É, mas ligeiro, pois era necessário para Iago se apressar, e terrivelmente perigoso deixar a chance para uma reunião de Cássio com Otelo, e sua visão sobre a natureza de Otelo ensinou-lhe que o seu plano era entregar golpe em golpe, e nunca para permitir que a vítima se recuperar da confusão do primeiro choque. Ainda há um pequeno intervalo, e quando reaparece Otelo vemos de relance que ele é um homem mudado. Ele está fisicamente exausto, e sua mente fica pasmo. Ele vê tudo através de uma névoa turva de sangue e lágrimas. Ele realmente se esquecido do incidente do lenço, e tem que ser lembrado disso. Quando Iago, percebendo que agora ele pode arriscar quase mentira qualquer, diz-lhe que Cássio confessou sua culpa, Otelo, o herói que pareceu-nos apenas a segunda Coriolano em força física, treme todo, ele murmura palavras desconexas; uma escuridão de repente se interpõe entre seus olhos eo mundo; ele leva para o testemunho tremendo da natureza para o horror que acaba de ouvir, e ele cai sem sentidos no chão. Quando ele se recupera, é para assistir Cássio, como ele imagina, rindo sobre sua vergonha. É uma imposição tão grosseira, e deveria ter sido uma tão perigosa, que Iago nunca se aventuraram antes. Mas ele está seguro agora. A visão só aumenta a confusão do intelecto a loucura de raiva e uma sede voraz por vingança, argumentando com movimentos de saudade infinita e arrependimento, conquista-los. O atraso até a noite de queda é uma tortura para ele. Seu auto-controle foi totalmente abandonado, e ele atinge sua esposa na presença do enviado veneziano. Ele está tão perdido todo o senso de realidade de que ele nunca se pergunta o que vai seguir as mortes de Cássio e sua esposa. Um instinto inextirpável da justiça, em vez de qualquer quiver última esperança, leva-o a questionar Emilia, mas nada poderia convencê-lo agora, e não segue a cena terrível de acusação e, em seguida, para nos permitir o alívio da queima de ódio e queima de lágrimas , a entrevista de Desdêmona com Iago, e que última conversa dela com Emilia, e sua última música.
Mas antes do final há novamente uma mudança. A suposta morte de Cássio (V. i.) Sacia a sede de vingança. O Otelo que entra no quarto de dormir com as palavras,
É a causa, é a causa, minha alma,
não é o homem do quarto ato. A escritura, ele é obrigado a fazer não é assassinato, mas um sacrifício. Ele é salvar Desdêmona de si mesma, e não no ódio, mas em honra, em honra, e também no amor. Sua raiva passou, uma tristeza infinita tomou o seu lugar, e
esta tristeza do celestial:
Surpreende onde Acaso amar. 
Mesmo quando, à vista de sua obstinação aparente, e na audiência de palavras que por uma fatalidade coroação só pode reconvince-lo de sua culpa, estes sentimentos dão lugar a outros, é a justa indignação que dão forma, não a raiva; e, terrivelmente doloroso que esta cena é, não há quase nada aqui para diminuir a admiração eo amor que aumentar a pena. E pena em si desaparece, e amor e admiração só permanecem, na majestosa dignidade e ascendência soberano do próximo. Caos veio e se foi, e do Otelo do Conselho de câmara e do cais de Chipre voltou, ou um ainda maior e mais nobre Otelo. Enquanto ele fala essas palavras finais em que toda a glória e agonia de sua vida - há muito tempo na Índia e Arábia e Aleppo, e depois em Veneza, e agora em Chipre - parecem passar diante de nós, como as imagens que piscam antes os olhos de um homem que se afoga, um desprezo triunfante para as cadeias da carne e da pequenez de todas as vidas que devem sobreviver a ele varre nossa tristeza embora, e quando ele morre em um beijo a mais dolorosa de todas as tragédias nos deixa para o momento livre de dor, e exultante com o poder de "amor e mente invencível do homem."
____
NOTA DE RODAPÉ 1: Para o ator, então, para representá-lo tão violentamente irritado quando os caixas Cássio é um erro total.
Nota 2: Eu não posso lidar plenamente com este ponto na palestra. Ver nota L.
Nota 3: É importante observar que, em sua tentativa de chegar aos fatos sobre contravenção bêbado Cássio, Otelo tinha acabado de ter um exemplo de falta de vontade de Iago para contar toda a verdade onde ela deve ferir um amigo. Não admira que ele se sente na tentação cena que "esta criatura honesta, sem dúvida, vê e sabe mais, muito mais, do que ele se desenrola."
Nota 4: Para representar que as mulheres venezianas não consideram o adultério tão a sério como Otelo faz, e, novamente, que Otelo seria sábio para aceitar a situação como um marido italiano, é um dos dispositivos mais ardiloso e mais enlouquecedor Iago.

Bradley, AC tragédia shakespeariana. Londres:. MacMillan and Co., 1919 Shakespeare Online. 20 de agosto de 2009. (<http://www.shakespeare-online.com/plays/othello/othellobradley2.html>.
_________